A importância do alongamento

Com a chegada da estação mais esperada do ano, chegam também as preocupações com o corpo e a boa forma. É o momento de pegar uma praia, ir para piscina e todos querem estar com o corpo em dia.

E é próximo do verão que começa aquela tradicional corrida contra o tempo. A prática esportiva ganha muito mais adeptos, pois suas temperaturas mais elevadas são um convite perfeito para sair para rua e colocar o corpo em movimento.

Nessa corrida maluca acabamos negligenciando algumas questões básicas que devem ser observadas por quem pratica atividade física. Principalmente por quem não está acostumado a se exercitar e começa a fazê-lo em virtude do verão.

Uma questão primordial é o alongamento, que deve ser realizado tanto antes quanto depois da atividade. Isso porque nossos músculos tendem a reduzir de tamanho quando ficamos muito tempo parado ou enrijecer após um determinado exercício.

E o alongamento é basicamente um conjunto de exercícios que visam devolver a musculatura o seu tamanho normal ou apenas relaxar os músculos. Por isso que é extremamente importante alongar antes e depois da prática esportiva.

Isso acarreta em diversos benefícios para a sua saúde e inclusive melhora o desempenho no exercício.

Antes do exercício o alongamento serve para evitar possíveis lesões musculares durante a atividade, preparando o corpo e deixando-o mais flexível e com uma amplitude maior dos movimentos. Depois do exercício, sua função é relaxar a musculatura, evitando as dores posteriores à atividade.

O alongamento é indicado para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou condicionamento físico. É sempre importante respeitar as individualidades de cada pessoa, variando a intensidade de acordo com o nível em que ela se encontra.

Confira alguns dos benefícios do alongamento:

– Redução de tensões musculares;
– Relaxamento;
– Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
– Aumento do arco de maleabilidade;
– Prevenção de lesões;
– Facilita atividades de desgaste como, por exemplo, corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
– Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
– Ativa a circulação;
– Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
– Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Comece agora mesmo a praticar os alongamentos e desfrute de todos os seu benefícios para o seu corpo. è uma atividade simples, que pode ser praticada em qualquer lugar, a qualquer hora e não tem custo nenhum.

Confira abaixo um vídeo com algumas dicas para você começar em casa:

Lembrando que é importante o auxílio de um profissional para ensinar e ajudar na execução dos exercícios, quando se está iniciando a prática de atividade física.

Se alguma dor persistir ou você sofrer alguma lesão procure um médico imediatamente. A OrtoCenter conta com um corpo clínico renovado com 8 médicos especialistas nas diversas áreas da Ortopedia e Traumatologia.

Temos estrutura completa para o atendimento de consultas e traumas, com Raio X, imobilizações (tala e gesso), curativos e fisioterapia.

Entre em contato e marque a sua consulta. Teremos o maior prazer em lhe atender!


  • Warning: Use of undefined constant   - assumed ' ' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/ortocenterpoa/www/wp-content/themes/bagja/single.php on line 146